Concurso Persona | O Alto Minho em máscaras





Concurso “Persona”

É com muita satisfação que a Área de Integração promove o Concurso de Máscaras “Persona”. Este projeto tem como objetivo assinalar o 1º tema de integração “Pessoa e Cultura”, desafiando os alunos a estimularem as suas capacidades no domínio da criatividade e dinâmica cultural. O tema é livre na execução das máscaras. 


OBJETIVOS 
  1.  Discutir o conceito de Pessoa partindo de referências etimológicas, históricas e simbólicas.
  2.  Compreender o modo como se estrutura a personalidade: corpo e herança biológica; meio, cultura e herança cultural.
  3.  Motivar o gosto pela expressão artística, desenvolver a criatividade bem como a capacidade de expressão e comunicação visual;
  4.  Promover o uso de materiais reciclados;
  5.  Promover e adaptar o uso de materiais usados nas diferentes áreas de formação.
  6.  Aplicar conceitos estudados nas diferentes disciplinas.

Máscaras apresentadas pela nossa turma:

a- Foda à Monção - O nome do prato deve-se a uma tradição da população que, antigamente, recorria às feiras para comprar gado, mas acabava por comprar cordeiros engordados com água (para parecerem mais gordos), sem saberem. Este prato é preparado em alguidar de barro, e assado em forno a lenha.

b- Alvarinho - É uma casta branca da espécie da vitis vinífera originária do norte de Portugal. É a mais nobre das castas brancas portuguesas e produz um vinho de elevadíssima qualidade. Atualmente, é plantada em diversas regiões de Portugal e do mundo, mas é na sub-região de Monção e Melgaço que se revela e atinge o máximo das suas potencialidades. A sub-região de Monção e Melgaço é composta pelos concelhos de Monção e Melgaço, vilas com cerca de 700 anos de história. Ambas vilas são adornadas com magníficos castelos, o castelo de  Monção e o castelo de Melgaço.

c- A Festa da Coca - Anualmente, durante os festejos do Corpo de Deus, celebra-se em Monção o épico combate travado entre S. Jorge e o dragão, aqui designado como Coca. Na mítica história, a Coca procura escapar à perseguição que lhe é movida pelo heroico S. Jorge. Este, acaba por vencer o dragão a golpes de lança e espada. Inicialmente, começa por arrancar à Coca os seus brincos, que detêm a sua força anímica e fonte de poder. No final da contenda, esta figura diabólica é vencida, quando o S. Jorge a consegue ferir mortalmente, introduzindo-lhe a lança ou a espada na garganta.

d- Rolhinhas Alvarinhas

e- A Minhota - O Folclore é uma dança muito antiga no nosso país. Cada região tem o seu estilo de folclore, mas sempre que falamos em folclore vem-nos à cabeça o Minho, com os seus trajes, filigranas e os seus famosos lenços à lavradeira. O traje à lavradeira surgiu após o ano de 1840, graças a José Rosa Araújo, que se casou com uma tecedeira em Santa Marta.

f- Vodafone Paredes de Coura - Ou apenas Paredes de Coura, é um festival de música de verão que ocorre anualmente nos meses de julho e agosto na praia fluvial do Taboão em Paredes de Coura. A primeira edição deste festival foi no ano de 1993, e ao longo dos anos tem vindo a evoluir, tendo até sido considerado um dos melhores festivais realizados em território português. Conhecido pelo seu anfiteatro natural, Paredes de Coura oferece uma bela paisagem tanto aos músicos como aos espetadores.


Comentários

Mensagens populares