Lampreia à moda do Minho




Estufada, com arroz, fumada, seca ou até recheada, a lampreia é um dos pratos mais consumidos entre janeiro e abril nos concelhos banhados pelo Rio Minho.

INGREDIENTES
1 lampreia
1 copo de vinho maduro tinto
1 copo de vinho verde tinto
50 gramas de presunto
150 ml de azeite
3 cebolas
10 gramas de farinha
Salsa q.b
Louro q.b
Alho q.b
Pão torrado q.b
Pimenta q.b
Vinagre a gosto

PREPARAÇÃO

Escalde a lampreia viva, mergulhando-a em água a ferver, pode amarrar um fio na cabeça, para melhor a retirar da água.
Raspe a lampreia com uma faca para retirar a camada viscosa que a envolve, depois esfrege com uma toalha de estoupa. Depois de bem raspada lave-a em água fria corrente e coloque-a numa tigela grande juntamente com os vinhos e o vinagre. Sem retirar a lampreia corte-lhe a cabeça. De seguida faça um corte ao longo dos tres ultimos orifícios inferiores. Faça um outro corte na região anal, contornando o orifício que existe junto a cauda, tendo o cuidado de nao furar a tripa ou tubo digestivo, para que o conteudo deste nao estrage os vinhos nem o sangue da lampreia que escorreu para o recepiente. 
Corte a lampreia em postas de 4 a 6 cm, introduza no sangue e nos vinhos, tempere com sal pimenta e o ramo de cheiros. Deixe nesta marinada cerca 1 hora. 
Pique a cebola e leve ao lume com azeite e deixe alourar levemente, junte as postas de lampreia escorridas, o presunto cortado em dados e deixe refogar 10 minutos. De seguida regue com a marinada, na qual se desfez previamente a farinha. Coza em lume brando cerca de 20 minutos, tendo o cuidado de mexer de vez em quando. Quando estiver cozida retire as postas de lampreia e deixe apurar o molho mais 10 minutos. Passe por um passador e depois para outro tacho e junte de novo as postas de lampreia para aquecer. Numa travessa coloque as fatias de pão torrado em quadros e sobre cada uma delas ponha uma posta de lampreia.
Regue com molho, polvilhe com salsa picada e sirva acompanhado de arroz de substância. À volta disponha triangulos de pão torrado.

CURIOSIDADES

O seu consumo verifica-se durante a época da desova geralmente entre Fevereiro e finais de Abril. A partir daí surge figurada como uma doçaria de Páscoa sob a forma de Lampreia de ovos.
Também ha quem goste de por uma colher de manteiga de pato

História
Reza a história que ao tempo do Condado Portucalense D.Teresa, mãe de D.Afonso Henriques concedeu em 1125 ao arcebispado de Tui o priviléngio de tomar como suas as lampreias que apresassem no Rio Minho a montante de Torre de Lapela, a fim de abastecer os mosteiros e conventos por ocasião dos jejuns quaresmais.
Mais recentemente, foi nas estantes da Biblioteca de Nápoles, uma obra prima da culinária portuguesa, remontando ao séc.XVI, com on titulo « Livro de cozinha da infanta D.Maria ». Com efeito, são inumeras as referencias historicas á tão afamada especialidade da nossa cozinha tradicional.

Comentários

Mensagens populares