Cordeiro à moda de Monção



O Cordeiro à moda de Monção foi considerado uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa em 2018. Saiba o que levou este prato tão ao pódium das maravilhas.

INGREDIENTES 

1 cordeiro
Vinagre
Sal e pimenta q.b
4 dentes de alho
Salsa
Açafrão
Toucinho

Para o arroz:
1 galinha caseira
Presunto
Carne de vaca
1 salpicão
2 kg de arroz carolino

PREPARAÇÃO

Mata-se o cordeiro e pendura-se na adega e enquanto quente, lava-se muito bem com água e sal, deixando-o assim para o dia seguinte. Logo de manhã, dá-se um banho com o seguinte molho: uma porção de vinagre, sal q.b., pimenta q.b., alho bem socado q.b., salsa bem picada, cebola bem picada….
Mistura-se tudo e com esta papa esfrega-se muito bem o cabrito, por dentro e por fora, repete-se este banho por 3 ou 4 vezes. No dia seguinte, tira-se do sítio e coloca-se numa travessa, e limpa-se o cabrito com um pano para lhe tirar alguma cebola e restantes, do molho que em geral fica por dentro.
Num pouco de água de cozer carnes, misturamos uma carteirinha de açafrão e barra-se o cabrito, muito bem barrado e espetam-se bocados de presunto e tiras de toucinho e vai ao forno. Calda para o arroz Cozemos galinha caseira, um bom pedaço de presunto (não muito gordo) e carne de vaca.
Para 2 kg de arroz são 4 litros de calda e põe-se na calda uma saquinha de açafrão, um ramo de salsa e umas rodas de cebola. Põe-se o arroz no alguidar, com a calda bem quente a cozer no forno, com o cordeiro por cima do alguidar assente numas varas de loureiro ou numa grelha de ferro.

CURIOSIDADES
Os produtores de gado, quando levavam o gado para a feira queriam vendê-lo pelo melhor preço. Para que os animais parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água. Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que desconheciam a artimanha compravam autênticos sacos de água e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: 'que foda!'

Comentários

Mensagens populares